Itaoeste investe em pesquisa e desenvolvimento mineral com foco em produtos de alto valor agregado
Fundada em 2002, a Itaoeste Serviços e Participações Ltda. destaca-se no país por ser uma empresa de pesquisa e desenvolvimento mineral com foco em produtos de alto valor agregado. Com sede administrativa na capital de São Paulo, a empresa pesquisa em São Paulo, Piauí e Bahia os minérios manganês, cobalto, ferro, titânio, ouro, cobre, fosfato, tálio, entre outros. Em fevereiro de 2011, a Itaoeste divulgou a descoberta de uma jazida de tálio em Barreiras, na Bahia, tornando seu portfólio ainda mais atrativo e colocando o Brasil no seleto grupo de produtores desse metal, composto por China e Cazaquistão.
Elemento químico metálico, de símbolo Tl, pertencente ao grupo 13 da tabela periódica, o tálio foi descoberto em 1861 por William Crookes. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, U.S. Geological Survey (USGS), a existência de tálio, até então, foi identificada apenas em pequenas quantidades ou traços no zinco, chumbo e cobre, como subproduto desses minérios.
A descoberta no Brasil torna-se inédita por ser a primeira no mundo associada ao manganês e cobalto em ambiente geológico continental e surpreende também por sua magnitude, afinal a reserva total de tálio metálico é superior a 60 milhões de gramas, podendo abastecer o mundo por aproximadamente seis anos, tendo como base o consumo atual de 10 milhões de gramas por ano. Em 2010, o grama de tálio foi cotado a US$ 6.
Os resultados, informados ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), correspondem a apenas 2% de uma área de 44 mil hectares, ainda em pesquisa pela empresa. “As expectativas são muito otimistas. Os estudos em desenvolvimento confirmam a continuidade do minério, o que comprova o potencial do jazimento, além de significativas reservas de manganês e cobalto, produtos com alta demanda e valor de mercado”, ressalta Vladimir Aps, diretor técnico da Itaoeste.
A incorporação do tálio ao seu portfólio reforça a vocação da companhia para a pesquisa de minérios de alto valor agregado. Esse metal é reconhecido por suas aplicações em produtos de alta tecnologia. Um bom exemplo é o supercondutor à base de tálio, capaz de conduzir eletricidade minimizando ou eliminando as perdas. O mineral destaca-se como o melhor produto adotado em contraste de exames cardiológicos por imagem. Materiais termoelétricos, leds e equipamentos para detecção de raios gama e infravermelho também o tem em sua composição.
Rua Fidêncio Ramos, 160 – 2º andar – sala 211 – CEP: 04551-010 - Vila Olímpia – São Paulo - SP
Tel: (11) 3168-3705 | contato@itaoeste.com.br