Descoberta na Bahia a primeira jazida de tálio, um metal raro e estratégico.
Está no Brasil, ou mais especificamente no território baiano, a única jazida conhecida onde se pode considerar o Tálio como elemento de maior interesse econômico, um metal extremamente raro e de alto valor, hoje somente produzido na China e no Cazaquistão. A descoberta foi da Itaoeste, que tem como sócio majoritário o empresário Olacyr de Moraes.
Para se ter uma idéia da importância da descoberta, a Reserva Total de Tálio Metálico é superior a 60.000.000 de gramas (o metal é comercializado e cotado em grama), apenas na primeira área onde a pesquisa foi concluída, área equivalente a menos de 2% da área total de pesquisas do projeto. Nas demais áreas, onde atualmente as pesquisas estão se desenvolvendo, verifica-se a continuidade da mineralização, e em vários locais os teores de Tálio apresentam-se acima da média obtida na primeira área pesquisada, o que mostra o excepcional potencial do jazimento, além de significativas reservas de Manganês e Cobalto, produtos com alta demanda e valor de mercado.
Segundo o engenheiro de minas Vladimir Aps, responsável pela descoberta, esta é a primeira vez que se tem notícia da ocorrência de Tálio associado ao manganês e cobalto, pelo menos em ambiente geológico continental, o que dá mais ineditismo à descoberta no território baiano.
Trata-se de um metal aplicado em soluções de alta tecnologia, de utilização estratégica nas áreas de saúde e energia, por exemplo. O mesmo é utilizado como contraste em exames cardiológicos por imagem, como elemento supercondutor na transmissão de energia e como material termoelétrico, já que tem capacidade de transformar calor desperdiçado em eletricidade aproveitável.
O anúncio da descoberta foi feito no dia 8 de fevereiro, em cerimônia realizada na sede da Superintendência do DNPM – Bahia, com a presença do superintendente do órgão, geólogo Teobaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, e do empresário Olacyr de Moraes. A cerimônia de anúncio da descoberta na Bahia contou com a participação dos diretores Herinaldo Costa, Odécio Sartoretto, Enéas Garcia e Carlos Cerri, da Itaoeste, Supervisores e Técnicos do DNPM (veja fotos)
Av.Pres.Juscelino Kubitschek ,1830 – 14º andar – torre 1 Cep:04543-900 Itaim Bibi – São Paulo-SP
Tel: (11) 3709- 0900 | Fax: (11) 3168-3705 contato@itaoeste.com.br